![]() |
Fonte: abroaders.com.br |
Olá plusianos de plantão que esperam sempre uma novidade neste blog,
Estava eu, tranquilo, fazendo uma pesquisa, quando encontrei informações valiosas que no mercado de compra, venda, aluguel, ou no mercado imobiliário como um todo, mas que não lhes é dada a devida informação, talvez por negligência, talvez por imperícia (fala sério, falei bonito agora!!) e que devem ser levadas em conta no momento de uma negociação. Isso diz muito sobre o que vamos comprar, quanto vamos gastar e quanto vai nos custar.
Por isso, eu resolvi dividir esses conhecimentos com vocês, para que, além de estarem bem informados no momento de uma decisão tão importante, vocês possam também argumentar, contra-argumentar e negociar com cada vez mais excelência.
Clique aqui para ler o restante da matéria
Muitas e muitas siglas são usadas no dia-a-dia do corretor de imóveis, muitos nem sabem o que elas realmente querem dizer, outros simplesmente ignoram e uma pequena parcela tocam no assunto, mas por medo de perder uma venda, ou talvez simplesmente por aversão à matemática (isso sim acho grave!!!) não tocam no assunto com o cliente.
O comprador, também alheio a esse assunto, geralmente não pergunta. Os motivos são os mesmos apresentados acima para os corretores, mas o fato é que todas essas siglas podem fazer um pequeno rombo no fim de seus pagamentos.
É preciso estar preparado e saber que de uma maneira ou de outra esses valores serão aplicados.
Nem todos são impostos e isso, sim, gera dúvidas nas cabecinhas desatentas que não percebem que a valorização real acontece além daqueles pequenos REAJUSTES feitos durante uma obra, na entrega de um imóvel, durante o tempo em que ele esteve alugado, enfim, sempre.
Acompanhe abaixo algumas siglas e familiarize-se com elas. Só aí você terá como saber o que realmente sai do seu bolso e o porquê.
INCC (Índice Nacional de Construção Civil)
Esse é um índice de reajuste que varia entre 0,4 e 1,0% ao ano tendo picos em certos meses do ano. O INCC é instituído afim de sanar diferenças entre valores de materiais, mão-de-obra, acabamento... em uma obra durante sua construção.
Ele é muito falado para aqueles que compram um imóvel na planta ou mesmo em fase de construção.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRxkPA5kmG2Zq8TuLxCorAsUHu7Eqn699PTkVpbZhIoRw-_92vGGmWqa9gvhTWidLuC4wAEImZdG7fO3eqXMUXdAQ4K6xURV4BA3YiHFme1ZzFX-lrbPpsFrZ2qm9gxxhrvtvrM1xMIS4/s320/MOBUSS-Construcao-Civil.jpg)
Período de Coleta:
INCC-DI, pesquisado entre o 1º e o último dia do mês de referência; INCC-M, entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência; INCC-10, entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
IGP-M (Índice Geral de Preço - Mercado)
O IGP-M não é um reajuste usado somente na construção civil, pode ser visto como indexador de títulos emitidos pelo governo e em operações de mercado financeiro; algumas concessionárias (distribuição de energia elétrica, por exemplo) utilizam esse mesmo índice para reajustar seus valores. Ele é escutado com mais frequência nos mercados de imóveis entregues (recém saídos da construção) e no mercado de alugueis.
Calculado pela fundação Getúlio Vargas do dia 21 de um mês a 20 do mês de referência. Esse cálculo leva em conta a ponderação da inflação acumulada até o momento somada a três subíndices:
O IPA (Índice de Pressão Antrópica) com peso de 60% sobre o total, mede a inflação dos produtos agrícolas e industriais no atacado.
O IPC (Índice de Preço ao Consumidor) tem um peso de 30% no total e mede a inflação da cesta de consumo das famílias com rendimentos de até 33 salários mínimos.
Por fim, o INCC (Índice Nacional da Construção Civil), que tem peso dos outros 10% e mede a inflação do setor de construção civil.
Estes índices, variações e valores podem ser conferidos no site: http://www.sinduscongoias.com.br
ITU (Imposto Territorial Urbano)
Este 'I' já não é um índice, mas um pagamento imposto pela prefeitura de uma cidade ao proprietário de uma faixa de terra urbana ou em expansão urbana (lote ou loteamento). O ITU é cobrado do cidadão enquanto não há nenhum tipo de construção no lote adquirido.
![]() |
Portal do Oriente em Goiânia. Últimas unidades disponíveis. |
IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano)
Assim que uma construção é levantada em um lote, o cidadão deve reportar à prefeitura e fazer todos os trâmites legais e começar a pagar um valore relativo a ela. A unidade de medida é o m², portanto quanto maior a área ocupada pela construção, maior será o imposto cobrado.
ISTI (Imposto sobre Transição Imobiliária) / ITBI (Imposto sobre Transição de Bens Imóveis)
Duas siglas que remetem ao mesmo imposto, muda-se somente a região, pois um município pode adotar uma nomenclatura ou outra.
Este imposto é gerado na prefeitura no momento de se fazer a aquisição de um bem imóvel, para que este deixe de ser de uma pessoa e passe a ser de outra.
O valor cobrado nessa transição varia de acordo com a disposição de recursos, mas a fórmula geral é:
2% calculados sobre os recursos próprios +
0,5 % calculados sobre o valor financiado
Leia mais: Corretor de imóveis, fique ligado!!!
Bônus...
*HABITE-SE
Não é uma sigla, mas o nome de um documento emitido pela prefeitura da cidade dizendo que aquele imóvel, imóveis ou conjunto habitacional está concluído e pronto para receber um habitante. O imóvel passa por uma pequena vistoria e se todos os pareceres técnicos apontarem para o mínimo de condição exigido para a finalidade o documento é liberado.
Somente com o Habite-se nas mãos é que uma pessoa pode dar início a um processo de financiamento, por exemplo.
Espero ter ajudado um pouco com minha experiência e conto com todos para que curtam e compartilhem, pois isso dá sentido ao meu trabalho.
Até a próxima matéria, que pode ser a qualquer momento.
Um forte abraço.
Ribeiro Neto
Especialista Imobiliário
Nenhum comentário:
Postar um comentário